Projetos

O CALEN realiza a sua finalidade através dos seguintes projetos.

Escola de Magia

O projeto Escola de Magia visa elaborar cursos sobre Magia, na prática e na teoria, enquanto arte e ciência, bem como seminários para instrutores e outras atividades relacionadas.

Os Cursos são oferecidos em Módulos de curta duração, oferecidos ao longo do ano de modo a permitir o melhor planejamento pessoal para os participantes.

O Curso de Magia Prática  instrui os participantes na prática e teoria da Magia com ênfase nos métodos da Hermetic Order of the Golden Dawn.

Atualmente, o curso é oferecido em seis módulos dos quais cinco podem ser cursados em qualquer ordem e um módulo final de magia cerimonial que só pode ser cursado após concluir os demais módulos, sendo eles:

  • Módulo Elemental: Estudo das forças elementais e seus principais rituais de banimento e invocação
  • Módulo Planetário: Estudo das forças planetárias, sua prática na magia cerimonial e análise da fórmula de LVX
  • Módulo Divinatório: Estudo das técnicas divinatórias com a prática da geomancia no trabalho mágico
  • Módulo Astral: Estudo das técnicas de investigação do espaço astral e sua prática como ferramenta de autoconhecimento
  • Módulo Cabalístico: Estudo dos elementos cabalísticos fundamentais para a prática mágica e suas aplicações rituais
  • Modulo Cerimonial: Prática da construção e execução de cerimônias mágicas a partir do entendimento de suas estruturas

Há também periodicamente o Módulo Zero que se trata de uma aula aberta e gratuita apresentando uma introdução à prática do trabalho mágico e suas habilidades elementares.

Além do curso regular, há também os Tópicos Especiais que são oferecidos periodicamente para ex-alunos aperfeiçoarem a prática e aprofundarem a teoria.

Todos os cursos são oferecidos apenas presencialmente nas unidades do CALEN no Rio e em São Paulo.

Podcast Foco de Pestilência

O projeto Foco de Pestilência visa produzir um podcast sobre o Iluminismo Científico, tanto como saber quanto como comunidade.

Os programas são lançados mensalmente e tem duração média de uma hora e meia.

Frequentemente, convidados especiais são chamados a participar com a sua expertise em uma área afim.

Colóquio Pestilência em Foco

Desde 2017, o projeto Pestilência em Foco se desenvolve através de um colóquio anual no qual diversos trabalhos são apresentados ao redor de um tema comum.

Através de debate e apresentações de trabalhos originais, o Collegium ad Lux et Nox pretende promover a discussão acerca dos muitos assuntos que permeiam a comunidade esotérica  trazendo novo fôlego a um cenário que por vezes parece tão saturado.

O projeto conta com a participação de todos e mantém inscrições abertas para os interessados em contribuir com suas apresentações orais, sujeitos a seleção para as ditas apresentações.

Os seguintes colóquios já foram realizados:
2021: “Magia e Ciência
Neste ano, focamos na apresentação de trabalhos de pesquisa dentro da grande pauta do Iluminismo Científico e saberes relacionados.
As apresentações estão disponíveis no youtube

2020: “O Lado Noturno da Natureza”
Buscamos explorar as facetas poéticas, oníricas e psicológicos da magia, transpassando saberes desde a poética até a psicologia.
As apresentações estão disponíveis no youtube

2019: “Magia & Arte”
Propôs articular as relações entre o trabalho artístico e mágico e suas muitas interseções.
As apresentações estão disponíveis no youtube

2018: “Tradição e Transformação”
Com objetivo de trazer ao debate as relações entre a comunidade mágica e a sociedade em geral e as transformações provem reciprocamente.
As apresentações estão disponíveis no youtube

2017: “O Que faz o Thelemita?”
Com foco em fomentar a discussão acerca do perfil, atividades, interesses e construção da identidade dos Thelemitas.

Infelizmente, a primeira edição do colóquio não teve registro em vídeo

Eventos

Além da promoção do conhecimento e da pesquisa, o CALEN procura promover o fortalecimento da comunidade através de eventos periódicos nos quais busca reunir todos que se identificam com a pensamento esotérico e desejam compartilhar momentos de convivência.

Atualmente, realizamos três principais eventos anuais:

A Festa da Lei: Realizada na segunda semana de abril, celebra a escritura do Livro da Lei por Aleister Crowley, ocorrida nos dias 8, 9 e 10 de abril de 1904. Neste evento convidamos artistas, escritores, músicos, artesãos e todos aqueles que produzem algo inspirado ou voltado para a comunidade esotérica a expor seus trabalhos e stabeleer novas relações com a comunidade.

Festival da Primavera: Realizado no final de setembro, promovemos uma grande celebração à criatividade, à liberdade e à arte.  Todos os convidados produzem suas próprias peças artísticas que são mediatamente expostas nas paredes do evento. Atividades de dança, canto e teatro também são incentivadas e realizadas expontaneamente durante o dia.

A Grande Festa: A Morte de Aleister Crowley: Realizada em dezembro, oferecemos um coquetel in memoriam ao Profeta do Aeon de Hórus. Os convidados são incentivados a participar do evento em trajes dos anos 40 enquanto oferecemos pequenas apresentações artísticas e cermoniais.